Java – Instalação, Configuração e Ativação

 

UFSC sem papel

Para o uso do SOLAR (SPA, SPD, ALX, SIP) é necessário ter o Java instalado, configurado e ativado no computador.

Lembramos que o Solar – SPA não é homologado para o Chrome nem para Mozilla, pois os mesmos não suportam mais o Java.

A SeTIC devido a alta demanda de chamados solicitando o uso de sistemas desenvolvidos pela Serpro que necessitem de uma versão mais antiga do Java (versão 8.121), realizou a instalação de uma versão mais antiga (downgrade) do Java nos computadores que estão no serviço do Desktop Gerenciado. Desta forma, todas as pessoas que estão no Desktop Gerenciado, independente do setor estão a partir de hoje com o Java 8.121.

Para os usuários que estão no desktop gerenciado e que ainda assim não conseguem anexar peças e/ou assinar digitalmente, basta seguir os passos deste link para que estas funcionalidades voltem a funcionar no sistema.

Para os usuários que não estão no desktop gerenciado, deve seguir os passos descritos abaixo:

 

VERSÃO DO JAVA 8.121

INSTALAÇÃO

Este passo deve ser utilizado para os computadores que não estão no serviço de Desktop Gerenciado.

1º passo – Remover a versão antiga do Java

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  • Clicar em “Não mostrar novamente para aplicações do editor e local acima”
  • Clicar no botão Executar.
  • A versão anterior será removida.

2º Passo –  Instalar a versão nova do Java

Antes de instalar o Java você precisa saber se o seu computador possui um sistema operacional 32 bits (i586 ou x86) ou possui um sistema operacional 64 bits (x64). Para isso, acesse este link, e siga os passos de acordo com a versão do seu Windows (XP / Vista / 7 / 8 / 8.1 / 10).

  • Para computadores com sistema operacional 32 bits, instale somente a versão Java 8_121-i586.
  • Para computadores com sistema operacional 64 bits, instale as versões Java 8_121-i586 e Java 8_121-x64 respectivamente.
  • Descompacte os arquivos e execute-os
  • Siga as instruções para a instalação, porém desmarque a instalação da barra de ferramentas na instalação do JAVA.

 

CONFIGURAÇÃO

1º Passo – Baixar o nível de segurança do Java

  • Acesse: Iniciar > Configurar Java ou digite no botão pesquisar “Configurar Java”
  • Na tela Painel de Controle Java acesse a aba Segurança e clicar em “Ativar conteúdo Java no browser”, colocar a segurança em Alta.

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  • Clique no botão Editar Lista de Sites…
  • Na tela de Lista de Exceções de Sites
  • Clicar no botão adicionar e digitar o endereço: https://solar.egestao.ufsc.br/solar
  • Clicar no botão adicionar e digitar o endereço: https://solar.egestao.ufsc.br/
  • Clicar no botão adicionar e digitar o endereço: https://acesso.egestao.ufsc.br/solar/
  • Clicar no botão adicionar e digitar o endereço: https://acesso.egestao.ufsc.br/

 

2º Passo – Desabilitar atualização automática

  • Na aba Atualizar você deve desmarcar a opção “Verificar se Há Atualizações Automaticamente. E clicar o botão OK.

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ATIVAÇÃO

Ativação do Java no Navegador Internet Explorer

  • Abra o Internet Explorer e clique na Engrenagem (canto superior direito), depois clique em Gerenciar Complementos;

  • Abrirá a janela abaixo com a relação de complementos. Você deve habilitar os dois itens do Java (eles podem estar no final da lista) selecionando uma linha de cada vez e clicando no botão “habilitar”.

Ativação do Java no Navegador Mozilla Firefox

  • Quando estiver utilizando a Plataforma Solar no navegador Mozilla Firefox, em uma atividade que utilize o Java, como na inserção de peças no SPA, pode aparecer uma barra como esta abaixo; Você deve clicar em Permitir:

  • Após isso, ao inserir uma peça no SPA, pode aparecer a seguinte tela abaixo; Você deve escolher “Permitir e Memorizar” para o Plugin e para o Java e clicar em “OK”.

Após este passo, ao tentar inserir a peça, aparecerá uma das telas abaixo:

  • Na primeira, selecione “Não mostrar novamente para aplicações do editor e local acima” e depois clique em “Executar”.

 

  • Na segunda, clique em “Eu aceito o risco e desejo executar esta aplicação.” e depois clique no botão “Executar”.

 

  • Caso apareça ainda esta tela, clique em “Não exibir novamente para aplicação e site” e clique em “Permitir”.

 

Se o problema persistir, abra um chamado em: atendimento.setic.ufsc.br